Ninguém está certo 100% do tempo, nem mesmo os designers profissionais mais experientes e testados em batalha entre nós. Se você está trabalhando para um cliente e eles derrubam o que você sente ser um conceito de design forte, não leve para o lado pessoal. É perfeitamente normal que clientes e designers tenham muitas reuniões, indo e voltando sobre conceitos e ideias de design até que ambos estejam satisfeitos.
Infelizmente, no processo, alguns de nós que são muito apaixonados pelo nosso ofício às vezes esquecem as opiniões do cliente. Aqui está o resultado final: seu cliente precisa de um site que pareça tão bom quanto funcione, enquanto você precisa de um projeto concluído com sucesso que seja digno de portfólio. Os clientes podem não saber o que querem de um design especificamente, mas provavelmente sabem mais do que você sobre seu setor. Não importa o quão ultrajantes suas sugestões pareçam para você, é importante manter a mente aberta.
A chave para uma colaboração bem-sucedida é sua atenção às necessidades do cliente e sua capacidade de criar um site que satisfaça essas necessidades. A boa notícia é que ambos estão sob seu controle.
Ande uma milha nos sapatos do seu cliente
Desde o início, priorize entender verdadeiramente de onde o cliente está vindo.
Conheça-os e sua empresa e entenda por que eles estão vindo até você para o projeto. Ao tentar entender seu cliente e suas necessidades, tenha em mente o seguinte.
Qual é o nível de envolvimento do seu cliente no projeto?
A inclinação do cliente em supervisionar o projeto de design será um fator importante no que você produzirá para eles.
Se eles estiverem muito apegados ao projeto, serão mais específicos sobre os detalhes. Se eles estão simplesmente supervisionando o projeto, provavelmente estarão envolvidos mais indiretamente, em um nível macro.
Quem tem a palavra final?
Identifique o papel da pessoa para quem você apresentará seus conceitos de design se quiser que seu design mais forte chegue ao final da negociação.
Encontre uma maneira de resolver seus problemas. Apelar para as suas necessidades. Se você realmente acredita em uma ideia de design, descubra mais sobre os tomadores de decisão e como você pode vender seu conceito para eles, levando em consideração suas preferências e preocupações.
Qual é o seu nível de conhecimento de web design?
Avalie com antecedência o tipo de dicção ou a quantidade de jargão que seu cliente entende.
Use isso a seu favor ao explicar a razão por trás de seus conceitos para minimizar mal-entendidos. Clientes menos experientes em tecnologia podem não saber o que precisam ou como comunicar suas necessidades. Em vez de bombardeá-los com jargão de web design, taxas de conversão, web design responsivo, layouts adaptáveis, pilha de fontes, análises, frameworks de código aberto, UI, UX, taxa de rejeição, CSS e outros termos convencionais que usamos para nos comunicar com outros web designers, traduza o que você quer dizer em um idioma que eles entenderão. Você também terá uma química muito melhor durante a negociação.
Todos apreciam um operador tranquilo.
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