Alguns de seus ativos não são tão óbvios quanto parecem
O que você tem em seu negócio que poderia ser atraente para um comprador?
Esses ativos podem não ser prontamente aparentes. No meu caso, um dos meus ativos era na verdade o blog de web design da minha empresa. O blog ficou em primeiro lugar na Austrália para o termo de pesquisa “design de site” e em terceiro lugar para o termo “design da web” .
O blog estava trazendo 1 lead por dia para o meu negócio, em média. Meu blog de web design tinha muito valor para alguém que queria leads de web design. Por quê?
Eles teriam que pagar ao Google milhares de dólares por ano por meio da plataforma AdSense para obter a mesma quantidade de tráfego para essas palavras-chave, então havia um claro valor em comprar algo que lhes proporcionaria benefícios contínuos gratuitamente. Você pode ter algo completamente não relacionado ao seu negócio de web design que seria um trunfo para outra pessoa. Procure por esses ativos não tão óbvios e use-os para ajudá-lo a vender sua agência de web design.
Ser um pequeno negócio pessoal não é um fator decisivo
Eu costumava dar muitos conselhos aos pequenos empresários. Uma das coisas que eu sempre dizia era “seja o mais pessoal possível em seu negócio”. Isso significa usar seu nome pessoal, ter fotos suas em seu site, ter e-mails transacionais vindos de seu próprio endereço de e-mail pessoal em vez de um robô como no-reply@webappexample,com e assim por diante. O conselho sobre ser o mais pessoal possível é muito diferente do que vejo muitas pequenas empresas realmente fazerem.
O que vejo mais é que as pequenas empresas tentam se distanciar mais de seus clientes e ter uma aparência mais “corporativa”, para parecerem maiores do que realmente são. Muitas vezes, quando eu dizia às pessoas que seus sites deveriam ser personalizados, recebia críticas. Muita gente pensa que para que algo seja valioso, precisa ser algum tipo de máquina impessoal, porque ser impessoal implica que a empresa é muito grande e muito ocupada para ter seus fundadores e funcionários interagindo diretamente com seus clientes.
Eu não poderia ter sido mais personalizado no meu negócio. Eu tinha um blog onde todos os posts eram de minha autoria. Eu tinha um monte de vídeos cara-a-câmera.
Meu rosto estava em todo o site da minha empresa de web design, inclusive logo no início da página inicial em uma grande mensagem de boas-vindas. Todos os meus clientes me trataram pessoalmente como o primeiro porto de escala para quase tudo. Quando se tratava de vender minha empresa de web design, ser pequeno e ser pessoal não atrapalhava.
Em outras palavras, outras empresas que querem comprar negócios de web design não estão procurando por uma grande corporação, elas estão completamente felizes em adquirir pequenas empresas pessoais como a minha.
Conclusão Se você está planejando vender sua empresa ou não, é bom pelo menos considerar essas coisas para quando você precisar fazê-lo, e também ter em mente que o que você está construindo pode valer mais do que você pensa faz com outra pessoa. Se você tiver dúvidas sobre o tema de vender uma agência de web design, sinta-se à vontade para iniciar uma discussão nos comentários abaixo.
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