Você não deve criar uma campanha de marketing online sem primeiro fazer um plano, a menos que esteja investindo no gerenciamento de campanhas de marketing digital . Planejar suas campanhas pode não ser tão glamoroso quanto lançá-las, mas é definitivamente tão importante quanto. Um plano ajuda a orientar sua estratégia para que tudo o que você faça esteja alinhado com sua marca e seus objetivos. Você não quer acabar com uma campanha desconexa que está muito acima do seu orçamento, quer? Eu acho que não. Vou começar com o básico.
1. Defina seu orçamento e metas
Por que você está investindo seu tempo em uma campanha de marketing digital? Você está tentando gerar mais tráfego no site? Você quer aumentar as vendas? Toda empresa precisa de um conjunto exclusivo de metas que orientam as decisões de campanha. Para uma empresa baseada em serviços, convém se concentrar no aumento de leads qualificados e chamadas telefônicas .
Um negócio de comércio eletrônico pode ser melhor se concentrar nas vendas . Você pode dividir essas metas amplas em KPIs menores e mais específicos. O método de metas SMART pode ajudá-lo a descobrir quais metas sua empresa pode realmente atingir. SMART significa específico, mensurável, atingível, relevante e oportuno. Se você já fez marketing digital antes, pode dar uma olhada nas campanhas anteriores para descobrir uma referência para sua nova estratégia. Então, calcule quanto você pode gastar .
2. Escolha seus canais
Ok, é hora do marketing de fogo rápido. Definindo seis canais populares de marketing digital. Dois minutos no relógio.
Vai!
- Otimização para mecanismos de busca (SEO) : otimizando seu site para que ele apareça em mecanismos de busca como Google e Bing.
- Publicidade digital : pagar para que seu conteúdo seja exibido on-line em locais como mecanismos de pesquisa, canais de mídia social e outros sites.
- Marketing de conteúdo : criar coisas como postagens de blog, vídeos, infográficos e guias para responder às perguntas das pessoas online
- Marketing por e-mail : envio de mensagens de e-mail direcionadas ao seu público para transformar assinantes em clientes
- Marketing de mídia social : curadoria, criação e compartilhamento de conteúdo pago e orgânico em plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest.
- Web design : garantir que seu site funcione bem, seja fácil de navegar e tenha boa aparência, criando uma boa experiência do usuário
Eu fiz isso? Dois minutos, seis canais? Escolha os canais que fazem mais sentido para você. Você não precisa fazer todos eles.
Você quer estar onde seu público está e fazer o que funciona para seus objetivos e seu orçamento.
3. Crie e lance seu conteúdo de campanha de marketing digital
Esta será uma seção curta. Você gastou tempo pesquisando e fazendo seu plano de campanha de marketing digital. Você não pode pular o processo de criação . Depois de escolher seus canais, faça mais pesquisas para descobrir qual conteúdo funciona melhor nesses canais (e para seu público). Assim que o conteúdo estiver pronto, divulgue-o para o mundo. Você pode aprender mais sobre como lançar uma campanha de marketing em nosso site.
4. Revise seus resultados
Se você lançou um anúncio em vídeo , ampliou sua estratégia de SEO , criou uma conta no LinkedIn ou estreou um novo design na web , reserve um tempo para revisar o desempenho de sua campanha. Usando ferramentas como Google Analytics , Ahrefs ou até mesmo nossa plataforma MarketingCloudFX , você pode monitorar todas as suas campanhas e ver se elas estão atingindo as metas definidas anteriormente em seu plano de campanha. Apenas lembre-se: a Internet muda com bastante frequência. Se você vir alguns resultados não tão bons, faça alguns ajustes em sua campanha. Não conte isso como um revés. Veja os resultados inesperados como uma oportunidade de aprender.
O sucesso pode ser tão simples quanto ajustar a segmentação do público ou alterar ligeiramente o design do site. E a parte mais importante de qualquer campanha de marketing online? Solte sua criatividade! Não tenha medo de cometer erros.
Assuma riscos criativos. Você sempre pode pausar uma campanha ou mudar as coisas se sua ideia original não for A ideia.
Sobre o Autor