Métodos populares para contar histórias online

Métodos populares para contar histórias online

O ato de contar histórias está presente em todas as culturas.

Contar histórias, quando bem feito, pode levar as pessoas a agir. A forma como contamos histórias evoluiu drasticamente ao longo do tempo. Constantemente encontramos novos métodos para preservar e compartilhar nossas histórias : desde desenhos nas paredes das cavernas, relatos verbais passados de geração em geração e canções até formas mais modernas, como jornais, livros, gravações de áudio e vídeo.

O mais novo lugar para contar histórias é a Internet.

E como em qualquer outro meio, contar histórias online é uma ferramenta muito poderosa para comunicar sua mensagem.

A narrativa online nos ajuda a envolver e cativar os visitantes do nosso site.

Vamos dar uma olhada em como você pode tirar o máximo proveito da narrativa online , passando pelas formas mais comuns de contar histórias na web, bem como discutindo alguns exemplos de boa narrativa online.

Sinta-se à vontade para assistir ao nosso vídeo de contação de histórias também! Nós o incluímos nesta postagem do blog se você estiver interessado.

Contação de histórias através do texto

Enquanto as tecnologias web contemporâneas permitem todos os diferentes tipos de apresentação de conteúdo, o texto ainda é um dos métodos mais comuns para contar histórias na Internet.

O conteúdo textual pode ser muito eficaz e, às vezes, é a única opção que faz sentido ou é prática. Histórias escritas (como postagens em blogs, ensaios, artigos e e-books) geralmente são mais fáceis de produzir em comparação com outros métodos, como vídeo e áudio.

No entanto, as pessoas lêem apenas entre 20 e 28% das palavras em uma página da web, em média.

Além disso, estudos de usabilidade de rastreamento ocular mostram que tendemos a escanear em vez de ler completamente as páginas da web. Assim, o texto pode ser um tipo de conteúdo popular na Web, mas não é necessariamente o tipo mais envolvente porque as pessoas simplesmente não lêem tanto quanto gostaríamos.

Precisamos dar às pessoas um motivo para ler e manter o interesse delas para que não parem. Ao empacotar seu conteúdo em uma boa história, você pode fazer exatamente isso.

Você pode construir uma história cativante sobre praticamente qualquer coisa: seu produto, sua empresa, sua equipe, sua visão, seus clientes, sua experiência etc.

Torne sua história pessoal, divertida, obscura, provocativa e qualquer outra coisa que você possa fazer para capturar o interesse de seus leitores. Deixe sua imaginação correr solta e ofereça aos seus visitantes mais do que apenas fatos chatos.

Exemplos de contar histórias através de texto

“NOSSA HISTÓRIA” DO CAMPAIGN MONITOR

O Campaign Monitor sabe como empregar storytelling em seu site. Na página “Nossa História” , você pode conhecer a história da empresa, sua motivação e sua visão.

Não só o texto é legível (é curto e bem estruturado), mas também é envolvente porque é escrito informalmente por design. A história começa com fatos básicos sobre a empresa, seguidos por uma foto atraente da equipe e uma citação pessoal sobre o objetivo da empresa. O tom de voz é casual e direto.

Caso você fique entediado, há mais fotos da equipe para dar uma olhada “nos bastidores” e mantê-lo envolvido.

GORUCK

A Goruck fabrica e vende mochilas de alta qualidade.

O fundador da Goruck, Jason McCarthy, conta histórias sobre por que e como suas bolsas são desenvolvidas para fazer com que os clientes em potencial apreciem o trabalho e a atenção no design e fabricação dos produtos da empresa.

Jason conta a história através de seu blog e em outras seções do site.

Uma dessas histórias é como ele usou seu mais novo produto (que é chamado de Goruck GR2) em uma viagem a Xangai. Ao longo da narrativa, ele descreve por que a bolsa foi desenvolvida para fins de viagem.

Ao publicar histórias em seu blog, você tem a oportunidade de realmente se envolver e se conectar com seus leitores.

A página Goruck “Sobre” também é escrita como uma história, em vez do que comumente encontramos na maioria das outras páginas “Sobre” da empresa que são abafadas e muito formais. Em vez de uma foto de seus produtos, há uma foto real de Jason no topo da página Goruck “Sobre”.

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