Às vezes somos tentados a usar uma imagem em nosso site apenas para ter uma. Uma página da web parece vazia sem uma, e por isso achamos que algo é melhor do que nada. Jakob Nielsen, um renomado pesquisador de usabilidade, conduziu um estudo de rastreamento ocular para examinar o impacto de fotos em sites. No estudo, Nielsen descobriu que os participantes ignoravam as imagens quando elas não serviam para nenhum outro propósito além de preencher a página com um visual.
A foto à direita da página da web, uma foto espontânea mostrando estudantes universitários sentados, não fornece informações sobre como se inscrever no concurso de Yale School of Management, que é sobre o que trata a página da web. Como tal, os usuários do site, procurando informações sobre o processo de inscrição da escola, não encontraram utilidade para a foto. Imagens incluídas em uma página da Web com o único propósito de preencher espaços em branco não ajudam ninguém, como mostra o exemplo acima.
Nielsen concluiu: “Os usuários prestam muita atenção às fotos e outras imagens que contêm informações relevantes, mas ignoram as imagens fofas usadas para aprimorar as páginas da web”. Então, como podemos determinar se uma imagem é útil ou não? Faça a si mesmo as seguintes perguntas para ajudar a determinar se uma foto que você pretende usar em seu site é adequada e proposital:
- Há algum benefício em usar essa imagem em particular? Por exemplo, ele mostra bem o meu produto ou serviço?
- Isso ajuda o usuário a entender o ponto que estou tentando fazer?
- Essa imagem cria apelo emocional? Por exemplo, isso ajuda o cliente a se visualizar usando o produto apresentado na foto?
- Como esta imagem se relaciona com a minha marca? Ele fala com meu público-alvo?
- Que mensagem esta imagem transmite?
Existe alguma mensagem sendo enviada?
- Como meus visitantes responderão a esta imagem? Isso vai mudar a opinião deles? Por exemplo, isso ajudará a facilitar o processo de compra?
Use fotos de pessoas reais
Estudos mostram que web designs que incluem pessoas são mais persuasivos do que aqueles sem.
Dê uma olhada nos resultados de um estudo de teste A/B realizado pela empresa de aplicativos da web, 37signals. Eles viram um aumento de 102,5% nas inscrições só porque adicionaram uma foto de uma pessoa sorridente e feliz na página de destino de um de seus aplicativos da web!
Aponte o óbvio
Você não deve apenas incluir pessoas em suas fotos, mas também usá-las para orientar o usuário.
O especialista em usabilidade James Breeze fez um estudo de rastreamento ocular que sugere que o assunto de uma foto pode guiar as fixações dos olhos do usuário na página da web. Mais especificamente, o Breeze encontrou pessoas fixas nos olhos do sujeito em uma foto. Quando o assunto da foto está virado para a frente, em direção ao espectador, o espectador raramente conecta o modelo com o conteúdo da página da web.
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